Expressão da emoção

                                  Edu



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                        EXPRESSÃO DA EMOÇÃO

Expressar qualquer emoção tem um sentido duplo: é incrível, pois dar passagem ao que sentimos é importante para a própria elaboração da situação, mas preocupante porque ao falarmos, criamos uma conexão com o outro, que ora pode ser benéfica, quando há um entendimento sensível entre as partes, ou ora pode ser um tanto negativo, se o interlocutor se distanciar da situação.

E aí, o que fazemos então? Ignoramos o que sentimos com medo do que vão pensar de nós, pelo temor das possíveis reações ou por que temos receio de nos mostrar vulneráveis?

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos constatou que 70% dos educadores têm dificuldade em expressar o que sentem. Será diferente em terras tupiniquins? Será que esta dificuldade não se estende a todos os segmentos de trabalho? É só olharmos para nós mesmos e para as pessoas ao nosso redor para constatarmos que esta estatística também pode muito bem se aplicar a nós.

E percebam que dado interessante, mas não bom: de acordo com pesquisas as mulheres expressam mais suas emoções, no que se referem as positivas. Quanto ao expressar as emoções negativas, por exemplo, tristeza e ansiedade, elas internalizam mais que os homens (BRACKETT, 2021). E o resultado é a onda de intolerância e vulnerabilidades mentais que nos percorrem.

E por que isso acontece? Socialmente existe uma injustiça. Homens que perdem o controle são vistos como tendo reações normais. A mulher que perde o controle está neurótica, desiquilibrada ou coisa do tipo.

Para além de todos esses dados, o que devemos atentar é para o fato de que precisamos expressar o que sentimos. Existem diversas maneiras de se fazer isso: podemos conversar com um amigo confidente, fazer terapia ou análise, ter um caderno – diário – e anotar o que nos aconteceu e o que sentimos com o que nos aconteceu... A questão é buscar um caminho possível e seguro.

Mark Brackett (2021,p.150) lista os benefícios que angariamos quando expressamos o que sentimos: “diminui a frequência a consultas médicas, melhora a função imunológica, reduz a pressão arterial, melhora o estado de ânimo a longo prazo, reduz o estresse, melhora o desempenho acadêmico e diminui as faltas no trabalho”.

Que sigamos pensando...  

Um grande abraço para você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a ti mesmo

Hiperconectados, hiperdesatentos

Inteligência artificial